Está na dúvida se está gravida? Conheça os 8 sinais de que pode ter um bebê a caminho.
Durante o início da gravidez, náuseas, fadiga, dor no peito e dores de estômago são comuns em mulheres grávidas. Mas todas as mulheres e todas as gestações são diferentes. Na verdade, os sintomas da gravidez não são necessariamente os mesmos para todas as pessoas.
Algumas mulheres grávidas não apresentam quase nada, um ou dois sintomas, nada mais. Não é anormal. Outras futuras mães, ao contrário, descrevem todos os sintomas da gravidez. Em suma, não existe regra.
Quando esses sinais aparecem? Mais uma vez, variam muito de mulher para mulher, mas em geral, aparecem entre um mês e um mês e meio de gravidez, às vezes mais cedo em algumas futuras mães. Aqui está o que você pode esperar nas primeiras semanas ou nos primeiros meses de gravidez…
1. MENSTRUAÇÃO ATRASADA
O único sinal óbvio de gravidez para todas as mulheres grávidas é a falta de menstruação. Na verdade, se o seu ciclo menstrual for perfeitamente regular, a ausência de menstruação no dia D é um sinal de alerta de uma possível gravidez. Por outro lado, se forem desregulados, é difícil confiar alguns dias atrasados, pois outros motivos podem explicá-los, como estresse, déficit hormonal ou tireoidiano.
Note, entretanto, que durante o primeiro trimestre, algumas mulheres observam leve sangramento na data em que estariam menstruadas se não estivessem grávidas, falamos de “menstruação de aniversário”. A cor deles é mais marrom que o vermelho, duram apenas um a dois dias e são muito menos abundantes.
2. NÁUSEAS
Este distúrbio digestivo é mais comum durante a gravidez, especialmente durante os primeiros três meses. Normalmente, eles aparecem 4 a 6 semanas após a última menstruação. Eles atingem o pico entre 8 e 12 semanas e geralmente param entre 15 e 17 semanas. No entanto, algumas mulheres grávidas não sentem náuseas.
Os motivos do seu aparecimento? A causa hormonal é privilegiada: o hormônio beta-HCG, secretado pela placenta, aumentaria a acidez do estômago, daí o aparecimento desses sintomas desagradáveis.
Mas eles também podem ter uma dimensão psicológica porque, muitas vezes, uma mulher que descobre sua gravidez rapidamente apresenta náuseas. Se sentir falta de apetite ou náuseas, saiba que é possível reduzir os sintomas com alguns remédios antináuseas.
Você deve saber que a náusea é acentuada por um intervalo muito longo entre as refeições. Simplificando, quando o estômago está vazio, os ácidos nele provocam náuseas. Eles são, portanto, mais frequentes ao acordar, após o jejum noturno. Pelo mesmo motivo, as náuseas durante o dia serão menos graves se você evitar passar muito tempo com o estômago vazio. Assim, é aconselhável fazer três refeições leves, complementadas por um lanche e dois lanches, um pela manhã e outro à noite. Por fim, beba bastante água ao longo do dia.
3. FADIGA
A fadiga é mais sentida durante o primeiro e terceiro trimestre da gravidez. Essa sensação de cansaço está ligada à convulsão hormonal, física e emocional em mulheres grávidas. O cansaço durante a gravidez é um dos sintomas mais comuns, mas fique tranquilo, você terá um aumento de energia no meio da gravidez.
Essa fadiga está ligada à progesterona, um hormônio que tem efeito sedativo. O estresse também pode estar envolvido porque a gravidez também causa transtornos psicológicos. Descanse o máximo possível, tire cochilos se necessário e monitore a qualidade de sua dieta.
Aproveite para se cuidar e ouvir o seu corpo se sentir necessidade de descansar. Principalmente porque a fadiga deve voltar em grande escala no final da gravidez, desta vez com dificuldade em adormecer…
4. PERDA DE MEMÓRIA
Você saiu de casa esquecendo as chaves lá dentro? Você deixou sua bolsa na mesa do restaurante e não lembra onde estacionou o carro? São comuns em mulheres grávidas. Você se esquece de tudo simplesmente porque agora tem outras coisas em que pensar. Mas fique tranquilo, a perda de memória durante a gravidez não dura muito.
5. ONDAS DE CALOR
Caracterizadas por uma sensação de umidade e aumento da sudorese, as ondas de calor são comuns durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez. Particularmente problemáticos à noite, são causados por alterações hormonais que promovem a dilatação de pequenos vasos sanguíneos localizados na cabeça, pescoço e tórax.
O hipertireoidismo gestacional transitório também pode estimular as glândulas sudoríparas e causar suor excessivo nas axilas e pés, em particular. As ondas de calor são difíceis de prevenir, mas vestir roupas leves de algodão à noite e usar um ventilador ou miniventilador durante o dia pode ajudá-lo a lidar melhor com isso.
6. HIPERSALIVAÇÃO
Você tende a limpar a boca, babar após uma refeição e tem vontade de tossir sua saliva? Causada por glândulas salivares hiperativas, a hipersalivação, também chamada de hipersialorréia ou ptialismo, é comum durante a gravidez, principalmente durante o primeiro trimestre e em mulheres grávidas que apresentam náuseas ou vômitos.
Suas causas não estão claramente definidas, mas os médicos sugerem o papel dos hormônios. Manifesta-se pelo dobro da produção normal de saliva, saliva com sabor amargo, língua grossa e, às vezes, bochechas inchadas devido ao tamanho das glândulas salivares.
Hipersalivação durante a gravideznão pode ser tratada, mas as mulheres grávidas podem tentar reduzir essa hipersalivação tratando a náusea. Portanto, divida suas refeições, evite pratos apimentados e, porque não, experimente sessões de acupuntura, ioga pré-natal ou sofrologia para relaxar.
7 – HEMORROIDAS
O aparecimento de hemorroidas, dilatações das veias dentro do ânus formando pequenas bolas internas ou externas, é muito comum durante a gravidez. Esse fenômeno geralmente ocorre como resultado de constipação que dura vários dias.
Durante a gravidez, o útero fica maior, comprime as veias abdominais e, portanto, interrompe a circulação sanguínea, que é a causa das veias varicosas e hemorroidas. As hemorroidas não afetam o feto, mas são dolorosas.
Portanto, é melhor evitar pratos picantes, amidos e tudo o que pode causar prisão de ventre que pode causar hemorroidas. Ao contrário, favoreça o consumo de ameixas e adote uma atividade física regular, como nadar ou caminhar.
Observe que os medicamentos geralmente são contraindicados durante a gravidez. Em caso de agravamento das manifestações, consulte um médico.
8. VONTADE FREQUENTE DE URINAR
Por estar grávida, você não passa mais de meia hora sem vontade de ir ao banheiro. Esta necessidade frequente de urinar às vezes é um pouco irritante (especialmente à noite).
Além disso, se você está planejando sair ou fazer um longo trajeto entre seu local de trabalho e sua casa, antecipe-se! Evite beber antes de ir e parar para um descansozinho! A mesma coisa quando você entra pela porta de um restaurante: seu primeiro instinto será localizar os banheiros.